Recomposição de aprendizagem

A iniciativa, direcionada para professores da educação infantil até o ensino médio de escolas públicas do país, iniciou em 2021, em uma primeira fase dedicada à escuta desses profissionais.

A segunda fase do projeto, que começou em 2022, desenvolve e oferece trilhas de aprendizagem, ferramentas e conteúdos direcionados aos professores de todo Brasil. O Instituto Chamex é apoiar dos conteúdos e cursos com foco na Educação Infantil.

O Programa foi pensando para fornecer orientação, materiais e ferramentas pedagógicas que possam auxiliar os profissionais no enfrentamento dos desafios da retomada às aulas presenciais. Os conteúdos abrangem todas etapas do processo de Recomposição de Aprendizagem: diagnóstico, planejamento e acompanhamento e abordam temas relacionados à atuação do educador e marcos legais, acolhimento, estratégias didáticas e o os principais desafios pós fim das aulas remotas e volta das aulas presenciais.

O Instituto Chamex atua com parceiros, unindo esforços e articulando diversos atores para criar, implementar e apoiar projetos educacionais que utilizam a criatividade como ferramenta de transformação social e assim trabalhar na construção de uma educação acessível, mais inclusiva e equitativa, independente do cenário.

O Programa de Recomposição de Aprendizagem conta também com parceiros como a Fundação Lemann, o Instituto Credit Suisse, Hedging-Griffo e a Fundação Telefônica Vivo, e pretende impactar mais de 21 milhões de alunos e 850 mil docentes de escolas públicas do país através de artigos, reportagens e cursos. Os conteúdos  já estão disponíveis, gratuitamente, no site oficial da Iniciativa e podem ser acessados por aqui.