Instituto Chamex abre inscrições para a terceira edição do curso Arte na BNCC, formação on-line e gratuita para educadores da rede pública de todo Brasil

A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Arte na Escola e oferece 1.500 vagas para apoiar na transformação da sala de aula por meio da arte e da criatividade

Entre os dias 10 e 24 de março, professores de arte da rede pública de ensino poderão se inscrever na terceira edição do curso online gratuito Arte na BNCC, promovido pelo Instituto Chamex, em parceria com o Instituto Arte na Escola (IAE).  A iniciativa tem como objetivo ajudar os docentes a se apropriarem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já implementada em 97% dos municípios brasileiros. A  BNCC será obrigatória a partir deste ano e, com isso, o projeto contribuirá para transformar a sala de aula em um espaço de invenção, argumentação, autoconhecimento, criatividade e pensamento crítico, entre outras competências.

Os professores interessados no Curso Arte na BNCC devem se inscrever através do site: www.artenaescola.org.br/cursos/bncc. Os concluintes da trilha de aprendizagem completa receberão a certificação do Instituto Arte na Escola.

As aulas estarão abertas a partir de 31 de março para os primeiros 1.500 educadores inscritos.  O período de conclusão é de até 04 meses e os docentes poderão iniciar os módulos a qualquer momento, cada um em seu ritmo, já que o curso possui formação autoinstrucional. Com 40 horas de duração e 100% gratuito, o curso oferece uma trilha de aprendizagem que levará os docentes a compreenderem a BNCC na prática, através de exemplos de projetos reais feitos por professores – de escolas brasileiras – que venceram o Prêmio Arte na Escola Cidadã.

A grade educativa da Arte na BNCC é dividida em quatro módulos: mapeando a Arte na BNCC, processos de criação, materialidade e entrelaçando a BNCC, e os territórios da arte. Com vídeos exclusivos, recursos interativos, documentários envolventes e materiais complementares, os cursistas terão a oportunidade de explorar, analisar e se inspirar nos conteúdos aprendidos, desenvolvendo, a partir disso, competências e habilidades voltadas à criatividade e cidadania. De forma geral, o curso preparará os professores para:

  • Saber trabalhar nos padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Se envolver de forma mais inventiva nas aulas de arte;
  • Estimular a imaginação e criatividade em sala de aula;
  • Aplicar estratégias incentivadoras no desenvolvimento de alunos criativos;
  • Estimular o protagonismo dos estudantes em projetos de arte voltados à cidadania.

Claudio Anjos, presidente do IAE, defende que: “A arte é uma peça fundamental no currículo escolar. Por meio do ensino de arte, o aluno constrói repertório expressivo e crítico que o motiva a propor transformações em sua trajetória e também no seu entorno. Países desenvolvidos já perceberam isso e estão colocando a arte no centro de suas políticas educacionais. Nós lançamos esta terceira edição do curso Arte na BNCC justamente para que os professores conheçam a Base Nacional Comum Curricular e possam se apropriar dela de forma criativa e transformadora”.

 

Com o intuito de motivar, inspirar e incentivar a criatividade, o Instituto Chamex premiará – com kits para serem utilizados em sala de aula – os 100 primeiros professores que concluírem o curso. Para Mariana Claudio, gerente executiva do Instituto Chamex, as parcerias em prol da arte e educação resultam em transformações significadas: “Esse é o terceiro ano de parceria com o IAE e temos certeza que continuará trazendo resultados muito significativos, alinhados com os valores e propósito do Instituto Chamex e com o formato que acreditamos ser ideal para promover a educação, construindo redes e pontes para a mudança”. A gerente executiva conclui que: “A arte inspira e desperta a criatividade que conecta o aluno ao aprendizado, fortalecendo seu papel transformador no mundo”.