Alunos se formam na 12ª Turma do Aprendiz Escola Sylvamo

23 alunos concluíram o curso na 12ª turma do Aprendiz Escola Sylvamo de Mogi Guaçu (SP) e receberam o diploma de Assistente de Produção na Indústria de Processos – Papel e Celulose.

Na última quarta-feira (18/05), vinte e três estudantes colaram grau e celebraram a formatura na 12ª Turma do Aprendiz Escola Sylvamo de Mogi Guaçu (SP). O projeto Aprendiz Escola Sylvamo – iniciado pela Sylvamo em 2010 e desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe – oferece cursos de educação profissional para jovens de famílias com vulnerabilidade social que residem nos municípios em que a Sylvamo atua, alcançando as comunidades próximas às unidades da empresa. Em 2021, o curso contou com mais de 100 educadores voluntários e 23 mentores, além de 20 voluntários organizacionais do Instituto Chamex.

A formatura foi online e reuniu os estudantes e seus familiares. A ocasião contou com a abertura da presidente do Instituto Chamex, Luciana Huneke, e com o discurso do diretor de manufatura, da unidade de Mogi Guaçu (SP), Alcides Júnior. Os formandos receberam o diploma de Assistente de Produção na Indústria de Processos – Papel e Celulose – com certificado emitido pela Fundação Iochpe e pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), válido em todo o território nacional e reconhecido tanto pelo Ministério da Educação, quanto pelo Ministério do Trabalho.

No decorrer do curso, os jovens participam de aulas teóricas e práticas para que o aprendizado ocorra de forma ampla e abrangente, passando por todos os processos reais da produção de papel e celulose. Além disso, são desenvolvidas competências comportamentais, formando profissionais qualificados, conscientes e responsáveis: “Nosso compromisso como empresa é melhorar a vida das pessoas e das comunidades onde vivemos, assumindo a responsabilidade com o nosso planeta, com as nossas florestas e com a performance de todos os nossos profissionais”, destacou Alcides Junior,  diretor de manufatura.

O projeto também contribui ativamente para a conquista do primeiro emprego, seja dentro ou fora da Sylvamo, aumentando o índice de empregabilidade entre os alunos: “É com muito orgulho que compartilho com vocês os resultados que tivemos este ano: dos 23 alunos desta turma, 14 foram contratados pela Sylvamo e outros já estão trabalhando no mercado”, anunciou Júnior, durante o discurso.

Além disso, dando continuidade ao propósito do Instituto Chamex de, por meio da educação, criar oportunidades aos jovens no mercado de trabalho, em abril de 2022, 16 novos aprendizes foram contratados em parceria com a Sylvamo, na unidade de Luiz Antônio (SP). Já em maio, 24 aprendizes iniciaram seu curso e suas atividades na empresa, na unidade de Mogi Guaçu (SP). A parceria deste ano foi firmada com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Em breve, o projeto se estenderá para Três Lagoas (MS): “Nosso foco é investir em projetos de educação que encorajem jovens à protagonizarem suas carreiras e transformarem suas trajetórias, por meio da educação. Este ano, completamos 15 anos de existência, em que investimos, até 2021, mais de R$14 milhões em projetos diversos, com mais de 360 mil pessoas impactadas em todo o Brasil”, se orgulhou Luciana Huneke, presidente do Instituto Chamex.

A profissionalização forma cidadãos protagonistas e favorece o desenvolvimento das comunidades locais e da sociedade como um todo, gerando conhecimento, inspiração e oportunidades promissoras. O Instituto Chamex cumpre, grandemente, com o importante papel de promover a educação, inovação, criatividade e cultura. Afinal, a criatividade transforma a educação. E a educação transforma o mundo 😉 .

Clique aqui e saiba mais sobre os nossos projetos!