Veja 6 recursos de Práticas Pedagógicas para enriquecer sua atuação como professor – da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A aba “Práticas Pedagógicas” do site do Instituto Chamex é um importante repositório de recursos educacionais. O espaço reúne um conjunto de práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas por docentes participantes dos projetos promovidos pelo Instituto Chamex e também por parceiros comprometidos com a educação. O espaço visa à democratização do conhecimento e oferece recursos educacionais que podem instrumentalizar o trabalho de professores e contribuir para a qualificação dos processos de ensino-aprendizagem.
Os materiais disponibilizados apoiam a construção de práticas transformadoras no contexto escolar e se adaptam a diferentes níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Entre os diversos recursos disponíveis de Práticas Pedagógicas no site do Instituto Chamex, selecionamos 6 que se destacam pelo potencial de ampliar repertórios, diversificar abordagens em sala de aula e inspirar educadores em diferentes etapas da educação.
Confira a seguir!
1) Capacitação Lixo Zero: promovendo a sustentabilidade e a cidadania ativa
A cartilha “Capacitação Lixo Zero”, fruto de uma parceria entre o ISAVIÇOSA e o Instituto Chamex, é um guia completo para agentes multiplicadores levarem a conscientização sobre a gestão de resíduos para suas comunidades escolares. O material aborda o cenário global e nacional do lixo, destacando a alta produção de resíduos no Brasil e a baixa taxa de reciclagem.
A cartilha detalha o conceito de Lixo Zero, que visa o máximo aproveitamento de recicláveis e orgânicos, e reforça a política dos 5 R’s – Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar – como pilares para a mudança de comportamento e a redução da geração de resíduos. Além de promover a sustentabilidade, este material capacita professores a transformar a educação ambiental em uma aula de cidadania ativa, formando alunos para se tornarem agentes proativos na resolução de problemas ambientais e sociais.
2) Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: cultivando respeito e identidade desde cedo
Este plano de aula, desenvolvido para o 2º período da Educação Infantil na disciplina de Arte, é um recurso que aborda a Lei 10.639/2003 de forma lúdica e profunda. Seu objetivo central é promover transformações culturais, pedagógicas e psicológicas, auxiliando no autorreconhecimento das crianças por meio da discussão de identidade e cultura, sob uma perspectiva étnico-racial. O material utiliza recursos acessíveis como papel A4, tintas, obras de arte de Portinari e Angélica Dass, e animações como “Bino e Fino”, com um tempo sugerido de dois meses para uma abordagem aprofundada. A abordagem deste material demonstra um compromisso com a construção de uma educação antirracista proativa, buscando reparar as desigualdades e induzir transformações desde os primeiros anos de vida.
3) Arte Cinética, Movimento e Móbiles: despertando a criatividade no Ensino Fundamental II
Este plano de aula, desenvolvido para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II na disciplina de Arte, é uma excelente ferramenta para explorar a arte cinética, o movimento e a criação de móbiles. Ele convida os estudantes a uma experiência prática e criativa, conectando a teoria artística com a produção manual de forma envolvente. Os objetivos incluem conhecer várias linguagens artísticas, aprender a se expressar, ampliar o repertório cultural e imagético, e relacionar o movimento com produções artísticas.
A instrução para usar materiais recicláveis conecta o projeto à educação ambiental, ensinando os alunos a reconhecer valor em itens descartados e a inovar com recursos limitados. Este material transcende a aula de arte tradicional, promovendo a conscientização ambiental e a engenhosidade, evidenciando que a criatividade não depende de materiais caros.
4) Concurso de Redação do Instituto Chamex (2º Livro): inspirando e preparando para o ENEM
O “Concurso de Redação do Instituto Chamex (2º Livro)” é um e-book que reúne as redações que se destacaram nas edições de 2021 e 2022 do concurso. O livro apresenta exemplos originais de redações bem-sucedidas, oferecendo aos alunos uma visão clara do que é possível alcançar com dedicação com a aplicação de técnicas adequadas, melhorando a preparação para o ENEM. A apresentação das melhores redações de outros alunos cria referências inspiradoras, acessíveis e próximas da realidade dos alunos, facilitando a análise crítica e a identificação de boas práticas. O e-book pode ajudar os estudantes a desenvolverem – além de habilidades escritas – pensamento crítico para se posicionarem com sabedoria sobre diversos temas relevantes.
5) Podcast Instituto Chamex: diálogos essenciais para educadores em movimento
O Podcast Instituto Chamex é um projeto inovador que oferece uma série de diálogos enriquecedores com profissionais das áreas da educação e dos direitos humanos. Disponível na plataforma Spotify, ele se apresenta como uma fonte de conhecimento flexível e acessível, ideal para educadores que buscam aprimoramento contínuo e novas perspectivas para suas práticas pedagógicas. O formato de podcast oferece a vantagem dos conteúdos serem ouvidos em qualquer lugar e a qualquer hora, adaptando-se perfeitamente à rotina dos professores. A escolha do formato podcast e a disponibilidade no Spotify facilita o acesso dos docentes, que frequentemente enfrentam limitações de tempo para trocas presenciais.
6) Construindo um novo amanhã: vozes jovens na coletânea do 3º livro de melhores redações do Concurso de Redação Chamex
O 3º livro da série “Melhores Redações” apresenta uma coletânea da 49ª edição do Concurso de Redação Chamex. Editado pelos jovens participantes da Academia Editorial Júnior – iniciativa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) – o livro apresenta as 27 redações estaduais vencedoras do concurso, além de depoimentos emocionantes dos alunos sobre suas experiências no projeto.
A publicação valoriza a diversidade de vozes da juventude brasileira, dando visibilidade a reflexões relevantes sobre temas sociais, culturais e ambientais. O material se destaca, também, por sua linguagem acessível e estrutura didática. Trata-se de um recurso inspirador para projetos pedagógicos de leitura e produção textual, além de ser um exemplo de como a escuta ativa, o protagonismo estudantil e o incentivo à escrita podem mobilizar trajetórias e ampliar horizontes.
Possui alguma prática inovadora que gostaria de ver no site? Entre em contato com o Instituto através do instituto@sylvamo.com
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com outros professores! =)