edital educação com cidadania

O Edital Educação com Cidadania, desenvolvido pelo Instituto Chamex, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), apoia organizações de todo o país por meio de iniciativas voltadas à educação com cidadania; o objetivo é estimular a cidadania ativa, além de promover um papel mais proativo e responsável de cada membro da sociedade.

As inscrições para a 4ª edição do Edital estão abertas! 

Assim como o papel chega em todos os lugares, o Instituto Chamex quer chegar em todos os cantos do Brasil, por meio de apoio a projetos focados em duas das suas quatro frentes de atuação:

– Frente 2: Defender a infância como o período para estimular a criatividade.; e

– Frente 3: Permitir um novo futuro para os jovens no campo da economia criativa.

O 4º Edital Educação com Cidadania é uma iniciativa do Instituto Chamex e conta com o apoio técnico do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), fundada em 1999 para “inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto”.

O Edital irá selecionar cinco organizações da sociedade civil, que receberão um investimento de até R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) cada. O recurso deve ser utilizado para implementar no território nacional projetos que trabalhem com o ODS (Objetivo de Desenvolvimento sustentável) 4. 

Para acessar o Regulamento, a prévia do formulário de inscrição desta edição e a planilha orçamentária,  clique aqui. Neste link, você poderá acessar os documentos e fazer o download.

Quando estiver com tudo em mãos, faça sua inscrição aqui

As inscrições ficam abertas até o dia 12/05. 

Participe! 

*

Em 2023, as instituições selecionadas foram:

• Associação Sementes do Vale (Ninheiras, MG): O projeto tem por objetivo formar cidadãos críticos, engajados e ambientalmente conscientes através da oferta de atividades educacionais, tecnológicas e atendimento socioemocional, em um contexto de extrema pobreza onde a negligência de direitos afeta diretamente no desenvolvimento da cidadania atravéss de oficinas de Robótica Sustentável e Literatura Gamificada.
• Associação Sarambuí (Bragança, PA): Promover o acceso à uma educação pelo desenvolvimento sustentável através de práticas da cidadania ativa através da formação de professores(as), cocriação de recursos pedagógicos relacionados ao manguezal para o ambiente escolar e multiplicação das oficinas no espaço escolar a alunos.
• Associação de Pais, Professores e Amigos da Escola Comunitária Brilho do Cristal (Palmeiras, BA): Construir cartilhas com informações para diferentes públicos e reproduzir em outras escolas, além de realizar oficinas com pais e professores para capacitar o corpo docente
• Central Única das Favelas (Cuiabá, MT): Oferecer capacitações às organizações sociais da região de forma a auxiliá-las no processo de regulamentação, governança e outros para aumentar as chances e formatos de recebimento de apoio financeiro (captação de recursos)
• Frente de Assistência à Criança Carente (Fortaleza, CE): Incentivar a leitura (através do oferecimento de rodas de leitura) e realizar a formação de contadores de histórias dos adolescentes que frequentam o espaço literário da OSC