Instituto Chamex Celebra o Dia Internacional do Voluntário (05/12)

A data é festejada todos os anos em 05 de dezembro e foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1985, visando impulsionar e promover iniciativas voluntárias em escala global.

O Dia Internacional do Voluntário, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1985, tem como propósito reafirmar a importância do voluntariado globalmente e estimular o sentimento de solidariedade por meio de campanhas realizadas em diversos países. O engajamento voluntário carrega um papel vital na busca por soluções aos desafios sociais, contribuindo para o alcance de metas voltadas para o bem coletivo, a exemplo dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU. Esses objetivos abrangem áreas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, ação climática, entre outros. O voluntariado se destaca como uma força motriz para avançar nessas metas, proporcionando impacto positivo e contribuindo para um futuro mais sustentável e equitativo.

Além da contribuição fundamental do serviço comunitário para atingir esses objetivos, diversas outras motivações impulsionam a prática do trabalho voluntário. Isso inclui a busca por uma compreensão mais ampla das desigualdades sociais, a oportunidade de conhecer novas pessoas e realidades, a conquista de novos conhecimentos e experiências, o desenvolvimento da criatividade na busca por soluções transformadoras, a busca de propósitos para a própria vida, entre outros estímulos. De maneira abrangente, ser voluntário é ir além do sentimento mais valioso do ser humano: o amor. Ao compartilhar amor e generosidade, o indivíduo que se dedica em fornecer auxílio ao próximo está atendendo a um impulso básico e primordial para o progresso social contínuo.

No cenário brasileiro, indicadores apontam para um crescente reconhecimento da importância do voluntariado. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Outras Formas de Trabalho 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de pessoas envolvidas em trabalho voluntário no país aumentou no último ano, atingindo 4,2% do total de indivíduos com 14 anos ou mais de idade. Essa porcentagem supera os resultados de 2019 (4%) e 2016 (3,8%), períodos anteriores em que o IBGE abordou esse tema. Em termos práticos, o IBGE identificou que 7,3 milhões de pessoas estiveram envolvidas em trabalho voluntário em 2022, representando um acréscimo de 603 mil pessoas em relação a 2019. Ao analisar o perfil do voluntariado no Brasil, o IBGE constatou que essa prática é mais comum entre as mulheres. A taxa de envolvimento em trabalho voluntário entre mulheres com 14 anos ou mais atingiu 4,9%, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,5%.

De forma geral, é enriquecedor observar o contínuo crescimento do voluntariado no Brasil, frequentemente impulsionado por projetos, grupos e organizações como o Instituto Chamex. O propósito subjacente a essas ações é promover transformações significativas em diversas realidades, impactando positivamente milhares de brasileiros. O Instituto Chamex compromete-se a incentivar a cidadania e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, através de ações que impulsionam o acesso democrático à educação. Alinhado a essa missão, e contando com o suporte de parceiros, colaboradores e voluntários, o Instituto Chamex segue investindo no apoio a projetos educacionais nacionais e no desenvolvimento de iniciativas locais estratégicas, buscando estimular o progresso de estudantes, professores e demais agentes da educação, abrangendo desde o ensino infantil até o médio e técnico, em todo o território nacional.

O nosso agradecimento especial a todos os voluntários do Instituto Chamex. Admiramos a dedicação e o compromisso de cada um de vocês! Parabenizamos pelo comprometimento generoso, humanitário e compassivo!  Muito obrigado por compartilharem conosco a visão de um mundo melhor! Aproveitamos a oportunidade para homenagear, igualmente, todos os voluntários ao redor do mundo, engajados na causa altruísta de ajudar o próximo. Vocês são como uma inspiração genuína na luta pelos nossos propósitos, onde mantemos a crença de que a criatividade transforma a educação, e a educação transforma o mundo.

plugins premium WordPress