Instituto Chamex anuncia as 5 instituições vencedoras da 3ª edição do Edital Educação com Cidadania
Os projetos contemplados receberão o aporte total de 30 mil reais cada para a realização de ações que estimulem o exercício da cidadania e incentivem a criatividade por meio da educação.
O Instituto Chamex anunciou, neste mês de julho, os nomes das 5 instituições vencedoras da 3ª edição do edital Educação com Cidadania. O projeto foi desenvolvido em parceria com o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – e tem como finalidade incentivar e promover a prática da cidadania ativa através de projetos educacionais transformadores, estimulando as instituições, voluntários e participantes do projeto a assumirem um papel cada vez mais engajado, proativo e colaborativo em suas comunidades. O Edital existe há 2 anos e já beneficiou mais de 40 mil pessoas em projetos por todo o Brasil.
Neste ano, as instituições vencedoras receberão até R$30 mil cada para aplicarem nos projetos educacionais selecionados, que devem ser concluídos ao longo de 8 meses, em território nacional. Por acreditar no potencial transformador da educação, o Instituto Chamex se empenha em impactar positivamente centenas de comunidades vulneráveis brasileiras, por meio de iniciativas como esta, que buscam fomentar a criatividade e inovação nas formas de ensinar, influenciar, empreender e educar. As propostas contempladas irão contribuir para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e suas submetas, com ações que buscam:
- Estimular a prática da cidadania ativa, promovendo a participação coletiva na busca pelo desenvolvimento e bem-estar social; • Despertar pessoas para que sejam mais conscientes, críticas, criativas e aptas a lidarem com os desafios da atualidade; • Identificar soluções aos problemas encontrados nas comunidades; • Formar e capacitar lideranças para a cidadania ativa, atuando, especialmente, junto a escolas, universidades, comunidades e ao setor público; • Articular e mobilizar pessoas para promover ações sociais transformadoras.
Confira, abaixo, o nome das instituições vencedoras, além da cidade, estado, público e finalidade de cada projeto que será beneficiado: 👇
• Associação Sementes do Vale. Projeto: E-Ducar. Público-alvo: crianças e adolescentes de 8 a 15 anos. Cidade: Ninheiras (MG). Finalidade: formar cidadãos críticos, engajados e ambientalmente conscientes, através da oferta de atividades educacionais, tecnológicas e atendimento socioemocional – por meio de oficinas de Robótica Sustentável e Literatura Gamificada – atuando em cenários de extrema pobreza, onde a negligência de direitos afeta diretamente o desenvolvimento da cidadania.
• Associação Sarambuí. Projeto: Letrando Mangues. Público-alvo: escolas comunitárias da costa amazônica. Cidade: Bragança (PA). Finalidade: promover o acesso à uma educação pelo desenvolvimento sustentável, através de práticas da cidadania ativa, formação de professores (as), cocriação de recursos pedagógicos relacionados ao manguezal para o ambiente escolar e a multiplicação das oficinas nas escolas.
• Associação de Pais, Professores e Amigos da Escola Comunitária Brilho do Cristal. Projeto: Conhecer para preservar. Público-alvo: crianças e adolescentes da escola comunitária, além do corpo docente. Cidade: Palmeiras (BA). Finalidade: construir cartilhas com informações para diferentes públicos e reproduzi-las em outras escolas, além de realizar oficinas com pais e professores para impulsionar a capacitação do corpo docente.
• CUFA – Central Única das Favelas . Projeto: Semear Sabedoria. Público alvo: organizações da sociedade civil da região. Cidade: Cuiabá (MT). Finalidade: oferecer capacitações às OSCs da região, de forma a auxiliá-las no processo de regulamentação, governança e correlacionados, para aumentar as chances e formatos de recebimento de apoio financeiro (captação de recursos).
• FACC – Frente de Assistência à Criança Carente. Projeto: Ler é um Prazer. Público-alvo: crianças de 06 a 18 anos. Cidade: Fortaleza (CE). Finalidade: incentivar a leitura através da criação de rodas de leitura e promover a formação de contadores de histórias dos adolescentes que frequentam o espaço literário da OSC.
Sobre a 3ª edição do Edital, Paula Lottenberg, analista de projetos no IDIS, endossa que: “Apoiar o investimento social privado de empresas, como o Instituto Chamex, é o cerne da atuação do IDIS. Poder acompanhá-los ao longo dessa trajetória de apoio a projetos sociais em diversas regiões do Brasil com foco em educação tem sido uma excelente jornada para observar o impacto positivo deles na sociedade brasileira”.
Saiba mais sobre os projetos do Instituto Chamex, clique aqui! 🙂