Compartilhe!
A formatura do ‘‘Observador Social Mirim 2022’’ ocorreu em 09 de janeiro, no CTG Sentinela da Querência. O programa é uma iniciativa do Observatório Social do Brasil-Erechim, com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Educação de Erechim (RS), 15ª Coordenação Regional de Educação e patrocínios do Instituto Chamex, Cavaletti S/A e Sicredi. Na cerimônia de formatura, além dos alunos, familiares, professores e comunidade escolar, estiveram presentes: Chirley Rigon (presidente do Observatório Social de Erechim); Verenice Lipsch (Secretária Municipal De Educação); Juliane Bonez (coordenadora da 15ª Coordenadoria Estadual de Educação); André Jucoski (vereador de Erechim); Mário Cavaletti (diretor da empresa Cavaletti); Adelar Parmeggiani (presidente da Sicredi UniEstados); Gelso Miola (Presidente do Sindilojas).
Direcionado para alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, o projeto garante apoio pedagógico e complementação educacional com foco em educação fiscal e valorização da cidadania plena, boas práticas e controle social. No programa, são trabalhadas pautas como o exercício da cidadania em cada fase da vida, o desenvolvimento da personalidade vinculada às boas práticas sociais, a valorização dos direitos, deveres e controle social, e a conscientização sobre responsabilidades tributárias, individuais e coletivas. Em 2022, os temas centrais propostos foram ‘‘A importância social dos tributos’’ e ‘‘O direito e dever de exercer a cidadania plena”.
Em discurso, a presidente do Observatório Social do Brasil-Erechim, Chirley Rigon, lembrou dos princípios essenciais do Observador Social Mirim: ‘‘Para com a sociedade, de procurar exercer a sua cidadania plena, em cada fase da sua vida; e para com o próximo, de aprimoramento da postura cidadã, interessar-se por tudo que diz respeito a sua comunidade, através do exercício consciente dos seus direitos e deveres. Sem os alunos e a parceria com as escolas, este projeto não existiria’’, destacou Rigon. Seguindo o preceito ‘‘respeito, disciplina e cooperação’’, os formandos receberam seus certificados de Observadores Sociais Mirins, com a presença do mascote Lupinha, durante a cerimônia. Nesta Edição 2022, mais de 360 alunos se formaram, nas seguintes escolas: 👇
Os impactos do projeto são divididos em três pilares: 01) Pais conscientizados sobre o seu papel de cidadãos, sabendo a importância de arrecadar tributos e fiscalizar os recursos arrecadados. 02) Alunos conscientizados sobre o seu papel de cidadãos, sabendo a importância de arrecadar tributos e fiscalizar os recursos arrecadados. 03) Equipe engajada na multiplicação de saberes, com educadores mais seguros e preparados para intervir e orientar os educandos e suas respectivas famílias.
O Observatório Social do Brasil-Erechim foi selecionado pelo Instituto Chamex para integrar os cinco projetos beneficiados pelo Edital Educação com Cidadania, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), em 2022. Em breve, divulgaremos as inscrições para a 3ª Edição do Edital. =)
Sobre o Instituto Chamex
Mantido pela Sylvamo Brasil, o Instituto Chamex tem como propósito encorajar, por meio da educação, o uso da criatividade como fonte de soluções transformadoras para o mundo e para a sociedade. Com fábricas na Europa, América Latina e América do Norte, a Sylvamo é a “Empresa de Papel do Mundo” que produz marcas fortes e confiáveis, como o Chamex, Chamequinho e Chambril, responsáveis por infinitas conexões proporcionadas pelo uso do papel em quase todo o planeta.
Cada papel produzido tem a importante missão de educar, comunicar e entreter, de forma dinâmica, construtiva e sustentável. Seguindo essa essência, a Sylvamo possui o compromisso de respeitar o meio ambiente, honrar o ecossistema, promover a sustentabilidade e utilizar recursos renováveis em seus processos de produção. Para mais informações, acesse o site oficial!
Sylvamo do Brasil Ltda
Rodovia SP 340, Km 171, Vila Champion, CEP 13840-970 - Mogi Guaçu - SP, Brasil.
Fale com a gente: