Foram concluídas as capacitações de mulheres do Projeto Impulso – Projeção de Mulheres na Indústria – do Instituto Chamex.

O Projeto Impulso – Projeção de Mulheres na Indústria – concluiu com êxito várias capacitações de mulheres neste mês de dezembro 

Resultado da parceria entre a Sylvamo Brasil e o Instituto Chamex, em colaboração com a Fatec de Mogi Mirim (SP), Escola de Química de Luiz Antônio (SP) e Secretaria de Educação de Luiz Antônio (SP), várias capacitações do Projeto Impulso – Projeção de Mulheres na Indústria – foram concluídas neste mês de dezembro. O projeto garantiu oportunidades exclusivas para mulheres (cis e trans) interessadas em iniciar carreira na indústria, adquirindo conhecimentos introdutórios de papel e celulose. A iniciativa concentra esforços para promover a inserção de mulheres no setor industrial e fortalecer o papel da educação como catalisadora de transformações nas comunidades mais vulneráveis do Brasil.

Em parceria com a Escola de Química e Secretaria de Educação de Luiz Antônio (SP), promovemos uma Formação Intensiva Continuada que capacitou 24 mulheres no curso “Processos químicos na produção do papel”, totalizando 40 horas de aulas entre outubro e novembro. No evento de encerramento, realizado em 04/12, as participantes visitaram a unidade fabril da Sylvamo de Luiz Antônio (SP) para receberem seus certificados. Em paralelo, solidificamos uma parceria estratégica também com a Fatec de Mogi Mirim (SP) para a capacitação de 26 mulheres no curso “Mecatrônica no setor de Papel”, com uma carga horária total de 30 horas. No dia 12/12, as participantes foram à unidade fabril da Sylvamo de Mogi Guaçu para o encerramento do curso, onde receberam seus certificados.

Esses incentivos destacam nosso compromisso em proporcionar oportunidades de aprendizado prático e aprimoramento profissional para mulheres em diversas áreas industriais. Investir em iniciativas educacionais no Brasil é fundamental para fomentar o desenvolvimento social e econômico do país, visto que o aporte em educação está diretamente relacionado a avanços na qualidade de vida da população e ao crescimento econômico sustentável. Um sistema educacional democratizado eleva as competências e habilidades da força de trabalho, contribuindo para reduzir as desigualdades sociais e para formar cidadãos mais conscientes, participativos e engajados.

Nesse contexto, direcionar recursos para a educação de mulheres fortalece as habilidades genuínas de cada uma delas, gerando impactos positivos em áreas como autonomia financeira, estabilidade familiar e participação econômica. Promover a igualdade de gênero na educação é fundamental para criar oportunidades equitativas. Investimentos e ações como o Projeto Impulso – Projeção de Mulheres na Indústria – além de beneficiar as mulheres individualmente, estimula as comunidades mais desfavorecidas financeiramente, ao inspirar a inovação, o protagonismo e a liderança dentro delas, criando assim um ambiente propício para o avanço progressista do país como um todo.  No primeiro semestre de 2024, traremos mais algumas novidades no que se refere a ações, investimentos e incentivos do Instituto Chamex na área da educação 

Acompanhem nosso site e redes sociais para ficarem por dentro! 🙂

Formandas visitando e recebendo o diploma na unidade fabril da Sylvamo de Luiz Antônio (SP).
Alunas em dia de aula prática na unidade fabril da Sylvamo de Luiz Antônio (SP).
Formandas visitando e recebendo diploma na unidade fabril da Sylvamo de Mogi Guaçu (SP).
plugins premium WordPress