Arte na Escola

Para enriquecer a formação dos professores da Educação Básica e contribuir com sua missão de transformar a sala de aula em um espaço de invenção e investigação, o Instituto Chamex e o Instituto Arte na Escola lançaram o curso online Arte na BNCC.

A Arte é fundamental para a formação de cidadãos criativos, críticos e participativos.

Com Arte no currículo escolar, os alunos se conectam mais com a escola e recebem uma educação mais aprofundada e sensível. A Arte é fundamental para a formação de cidadãos criativos, críticos e participativos. Mas os professores de Arte no Brasil hoje enfrentam o desafio de compreenderem a nova Base Nacional Comum Curricular, documento normativo que traça diretrizes para o ensino de Artes em todo o país.

Para enriquecer a formação dos professores da Educação Básica e contribuir com sua missão de transformar a sala de aula em um espaço de invenção e investigação, o Instituto Chamex e o Instituto Arte na Escola lançaram o curso online Arte na BNCC.

Os inscritos passam por um processo de seleção, que avalia critérios como a etapa de ensino em que lecionam e o perfil da escola (pública ou privada). A formação Arte na BNCC foi oferecida gratuitamente para 1500 professores da rede pública de ensino em 2020, em parceria com a marca de papéis para imprimir e escrever Chamex. Tivemos muitos inscritos na 1ª formação, dessa forma, em 2021 lançamos a 2ª edição do Arte na BNCC com mais 1.500 vagas. A proposta da formação é oferecer caminhos para professores de Arte se apropriarem da nova Base Nacional Comum Curricular na prática, de forma criativa.

Com 40 horas de duração, o curso Arte na BNCC está dividido em quatro módulos, que os professores podem cursar no seu próprio ritmo, pois trata-se de uma formação autoinstrucional. A trilha de aprendizagem reúne vídeos exclusivos, recursos interativos, documentários e materiais complementares. Ao se dedicar ao percurso de estudo, o objetivo é que os cursistas conheçam, analisem e se inspirem nas estratégias apresentadas para lidar de forma inventiva nas aulas de Arte, colocando os alunos no papel de protagonistas e valorizando os processos de criação na escola.