inova

Através da parceria com o Grupo +Unidos, estamos implementando uma sala de inovação na escola EMEF Professora Zilda Aparecida Marinho Seixas, em Luís Antônio, SP. A sala será destinada a alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. 

O projeto consolida a formação em tecnologia e inovação para estudantes da rede pública, que terão contato com práticas de robótica, cultura maker, programação, entre outros. A iniciativa também tem o objetivo de formar professores para que eles possam atuar no espaço de inovação.

“Nosso papel é apoiar na prática o sistema educacional e possibilitar um novo futuro para jovens talentos das nossas comunidades através de formatos criativos e inovadores no ensino. O objetivo do projeto é democratizar o acesso à tecnologia e inovação, promovendo mais oportunidades para os estudantes da região”, comenta Mariana Claudio, gerente executiva do Instituto Chamex.

“Estamos muito felizes com essa parceria entre o +Unidos, Instituto Chamex e Prefeitura de Luiz Antônio para mais um projeto de educação ligado à inovação. Acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta poderosa para impulsionar o aprendizado e preparar jovens para seus desafios futuros”, comenta Daniel Grynberg, diretor executivo do Grupo +Unidos.

A data de inauguração está prevista para abril de 2024 e o planejamento do espaço conta com a consultoria da professora de Tecnologias da rede municipal de ensino Débora Garofalo, que idealizou e implementou o trabalho de Robótica com Sucata, conhecido nacionalmente e internacionalmente.

“A Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria de Educação, expressa profundo agradecimento ao +Unidos e o Instituto Chamex pela parceria para a criação da Sala de Inovação. Este espaço único na região visa inspirar os alunos a explorarem o novo e a pensarem de maneira diferente diante dos desafios educacionais. Mais do que isso, esses ambientes impulsionam habilidades tecnológicas, geram maior engajamento dos estudantes e um encanto genuíno pelo aprendizado. Por serem espaços lúdicos, estimulam a criatividade, trazendo inúmeros benefícios e focando nas aptidões essenciais para formar cidadãos preparados para os desafios do presente e futuro. Esta iniciativa fortalece metodologias ativas e reforça a colaboração entre estudantes, a interdisciplinaridade e o ensino STEAM, promovendo o protagonismo dos alunos. A inovação na educação é um caminho para um futuro promissor e esta parceria contribui significativamente para o avanço de nossa comunidade educacional”, destaca Vanessa Rosatti Marques, Secretária de Educação e Primeira-Dama.