Dia Nacional da Acessibilidade: inclusão para todos

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A importância de ampliar a acessibilidade e garantir participação plena, equidade e inclusão em todos os espaços da sociedade.

O Dia Nacional da Acessibilidade, instituído em 05 de dezembro, busca sensibilizar a sociedade para eliminar barreiras físicas, comunicacionais, digitais e atitudinais que impedem a participação na vida social, cultural, econômica e política de pessoas com deficiência, pessoas idosas, indivíduos com mobilidade reduzida, indivíduos com limitações temporárias e todos os grupos sociais vulneráveis. A data reforça a importância do compromisso com direitos, oportunidades e condições de participação em igualdade – em consonância com a legislação brasileira de acessibilidade e inclusão.

Nesse contexto, os dados do Censo Demográfico de 2022 (IBGE) ajudam a dimensionar a urgência desse compromisso: o Brasil possui 14,4 milhões de pessoas com deficiência, sendo 7,3% da população com dois anos ou mais. Esse contingente expressivo evidencia a urgência de políticas públicas inclusivas e também o potencial de transformação social e econômica que a acessibilidade pode gerar, já que investir em acessibilidade significa atender milhares de brasileiros.

Acessibilidade, educação e inclusão

No âmbito educacional, a acessibilidade é fundamental para garantir que estudantes com necessidades especiais tenham acesso, permanência e aprendizagem em condições de igualdade. Isso inclui desde adaptações arquitetônicas e tecnológicas até recursos pedagógicos acessíveis, como materiais em formatos alternativos, uso de Libras, tecnologias assistivas e apoio de educadores especializados nas escolas.​

Ao longo dos últimos anos, políticas de educação inclusiva e formações para educadores foram desenvolvidas para ampliar a presença de estudantes com deficiência nas redes de ensino e fortalecer práticas pedagógicas inclusivas. Mesmo com avanços, os desafios permanecem: muitas escolas ainda enfrentam dificuldades para adequar a infraestrutura, qualificar agentes da educação e garantir que a acessibilidade faça parte do planejamento pedagógico, e não apenas de ações pontuais.​

Segundo o Censo Escolar 2023 (Inep), embora o número de matrículas de estudantes da Educação Especial em turmas regulares tenha crescido, a infraestrutura das escolas brasileiras ainda revela grandes lacunas. Apenas 15% das escolas (públicas e privadas) possuem todas as salas acessíveis e banheiros adaptados para pessoas com dificuldades de locomoção, somente 4% contam com elevadores e pouco mais da metade dispõe de rampas. Em 2023, apenas 201 escolaso equivalente a 0,1% do total do Paísatendiam plenamente aos requisitos de acessibilidade analisados. Esse cenário demonstra que, além de políticas públicas – como, por exemplo, o Programa Sala de Recursos Multifuncionais e o  Programa Nacional do Livro Didático Acessível (PNLD/Acessível) – é urgente ampliar investimentos em infraestrutura, formação docente e materiais adaptados, visando garantir não apenas o acesso, mas a permanência e a participação plena dos estudantes com deficiência na vida escolar.

O papel do Instituto Chamex na promoção da acessibilidade

O Instituto Chamex tem atuado de maneira consistente para fortalecer a Educação Inclusiva no Brasil. Em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, o projeto concluído em 2024 “Conhecimento sem Barreiras | Formação para uma Educação Inclusiva” é um dos exemplos. Ele capacitou professores e agentes educacionais em todo o Brasil, promovendo boas práticas de inclusão nas escolas, com foco especialmente em alunos com deficiência. Este ano, o projeto “Caminhos para uma educação mais inclusiva”, em parceria com o Mais Diferenças, é uma iniciativa que capacitou professores em Valinhos (SP), Sumé (PB) e Ibirapuã (BA) para a construção de práticas pedagógicas inclusivas.

Outra frente, esta em colaboração com o Grupo +Unidos, é o projeto “Sala de Inovação“, que leva tecnologia e inovação para estudantes da rede pública. A primeira escola beneficiada foi a E.M.E.F Professora Zilda Apparecida Marinho Seixas, em Luís Antônio (SP), que foi equipada com diversas ferramentas tecnológicas, como impressoras 3D e robótica. O projeto também ofereceu formação aos professores para que eles pudessem aproveitar ao máximo o novo espaço, garantindo que todos os estudantes – com e sem deficiências – tivessem acesso a práticas inovadoras que estimulam a criatividade e a experimentação

Ao investir em formação, tecnologia e práticas inovadoras, o Instituto Chamex contribui para que mais estudantes tenham condições reais de aprender e participar plenamente. Estas são apenas algumas das iniciativas que reforçam o compromisso do Instituto Chamex com a construção de uma sociedade mais acessível, inclusiva e justa. O Dia Nacional da Acessibilidade destaca a essencialidade do compromisso coletivo de lutar por uma sociedade onde todos possam exercer seus direitos. Clique aqui para saber mais sobre os projetos sociais que o Instituto Chamex concebe e apoia! 

Referências:

  • Ministério da Educação. Programa Sala de Recursos Multifuncionais. Disponível em, Clique aqui! Acesso em 03/06/2024.
  • O Globo Brasil. Apenas 0,1% das escolas brasileiras são totalmente acessíveis; ferramenta do GLOBO mostra as que se saem melhor. Disponível em: Clique aqui! Acesso em 04/06/2024.
  • DIVERSA. Painel de Indicadores da Educação Especial. Disponível em, Clique aqui! Acesso em 04/06/2024.
  • Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD Acessível). Disponível em, Clique aqui! Acesso em 05/06/2024.
  • Instituto Chamex. Conhecimento sem barreiras. Disponível em, Clique aqui! Acesso em 05/06/2024.

Instituto Chamex. Projetos. Disponível em: Clique aqui! Acesso em 30/11/2024.