Arte na BNCC capacita 1.500 educadores até novembro em sua segunda edição

Curso visa capacitar professores a desenvolver atividades que estimulem a imaginação e a criatividade em sala de aula

Pelo segundo ano consecutivo, o curso Arte na BNCC vai capacitar 1.500 educadores de todo o Brasil para o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas à criatividade e à cidadania por meio de atividades alinhadas aos requisitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A qualificação, na modalidade a distância, teve início em agosto, com duração até novembro e tem carga horária de 40 horas.

O projeto desenvolvido em parceria entre o Instituto Arte na Escola e o Instituto Chamex, recebeu este ano 4.112 inscrições de professores da rede pública de ensino. O curso on-line vai ajudar profissionais da educação a compreender a BNCC a partir de exemplos práticos com base em projetos vencedores do Prêmio Arte na Escola Cidadã, baseado nos Territórios da Arte desenvolvidos pelo Instituto Arte na Escola.

A BNCC é a referência obrigatória para as redes de ensino públicas e privadas na elaboração de currículos escolares e propostas pedagógicas para a etapa da educação básica (educação infantil e ensino fundamental e médio), em todas as suas modalidades. Ou seja, é o documento normativo que organiza o que todo estudante da educação básica deve aprender e saber.

E ao longo dos últimos dois anos, durante a pandemia do Corona vírus, vimos como a Arte e os processos criativos foram importantes para resguardar o equilíbrio emocional e crítico de crianças, jovens e adultos. A Arte, com sua potência para conectar, abrir horizontes e despertar olhares para novos rumos, se fez essencial. Frente a este contexto inesperado de incerteza e distanciamento social, o Instituto Arte na Escola e o Instituto Chamex readequaram seus projetos e processos, se aproximando do público de outras formas, com soluções com mais tecnologia e inventividade.

Apesar de serem peças fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país, a larga maioria dos professores de Arte no Brasil não têm formação específica na área. Segundo dados do Inep, quase 600 mil professores lecionam a disciplina nas escolas regulares, mas só 6% têm formação em alguma das linguagens artísticas, e por isso, é de grande importância as capacitações para garantirmos um ensino de qualidade a todos. E nesses momentos, os professores podem contar o Instituto Chamex, que busca transformar a educação com criatividade, transformando assim, tantas realidades.