Festival Simonense reuniu mais de 2,5 mil pessoas. Instituto Chamex aproveitou para promover o 1º Concurso de Redação e Desenho sobre meio ambiente.

O Instituto Chamex foi patrocinador da 30ª edição do Festival Simonense da Canção (FESICA), realizado entre os dias 18 e 20 de julho de 2025, na Praça da República de São Simão (SP). Tradicional no calendário cultural da cidade, o festival é reconhecido como um dos maiores eventos de música popular da região e, ao longo de três décadas, tornou-se um espaço de valorização da arte, da criatividade e da cultura local.
Nesta edição histórica, mais de 2.500 pessoas prestigiaram os três dias de apresentações gratuitas, abertas a todas as idades. Jovens, famílias inteiras e pessoas idosas que já acompanham o festival há anos se reuniram em torno da música para celebrar talentos regionais e nacionais. O evento recebeu mais de 180 inscrições de artistas de diferentes estados do Brasil, sendo 20 selecionados para subir ao palco. Além das competições, os shows de convidados consagrados ampliaram o alcance cultural e o impacto na economia criativa da cidade.
O FESICA também teve um papel importante no fortalecimento da economia local. Durante os dias de evento, bares, restaurantes, mercados e hotéis registraram aumento significativo na procura, enquanto ambulantes regulamentados puderam comercializar seus produtos dentro da área do festival. Essa movimentação evidenciou o potencial da cultura como indutora de desenvolvimento social e econômico, reforçando a importância de Parceria Público-Privada para a manutenção de iniciativas dessa natureza.

O patrocínio do Instituto Chamex ao festival fez parte da iniciativa Impulso – do Programa Impacto em Ação – que apoia projetos científicos, educacionais e culturais em municípios onde a Sylvamo, mantenedora do Instituto Chamex, possui operações fabris e florestais. Em São Simão, cidade marcada pela presença de grandes áreas de floresta, a atuação foi ampliada por meio do lançamento do 1º Concurso Cultural de Redação e Desenho, destinado a alunos do 5º ao 9º ano das escolas públicas do município.
Com o tema “Nosso papel na proteção do meio ambiente contra as queimadas”, o concurso busca promover reflexões sobre preservação ambiental em um momento sensível para a comunidade. Em 2024, o município São Simão foi fortemente afetado por incêndios, o que reforçou a urgência de despertar a consciência de todos, inclusive de crianças e adolescentes, sobre os impactos das queimadas e a responsabilidade coletiva na proteção da natureza. O concurso terá vigência até outubro de 2025, ampliando seu alcance entre os estudantes.
Para estimular a participação e reconhecer o esforço dos estudantes e professores, a iniciativa incluiu premiações variadas: mochilas e kits de materiais escolares para os alunos vencedores, caixas de papel Chamex destinadas às escolas dos alunos premiados, além de produtos Chamequinho e cadernos para os professores envolvidos. Dessa forma, a ação valorizou o protagonismo dos jovens e também fortaleceu a rede de ensino local com recursos práticos.
As escolas têm até o dia 19 de setembro para selecionar os melhores desenhos, que serão posteriormente avaliados por uma Comissão composta por profissionais do Instituto e da Sylvamo. Os resultados serão divulgados em outubro.
A presença da marca Chamex foi destacada em todos os materiais de comunicação do festival, desde backdrops e telões até conteúdos em vídeo, reels e redes sociais oficiais do evento. Durante a programação, a marca também foi mencionada pela mestre de cerimônias, consolidando sua imagem como parceira da cultura, da educação e do desenvolvimento regional.
Segundo a Secretária Municipal de Cultura de São Simão, Wânia Maria Monteiro, o apoio do Instituto Chamex foi decisivo para o êxito da edição: “Por tudo, a Prefeitura Municipal de São Simão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, agradece imensamente à Chamex por acreditar na força da Cultura e por investir no desenvolvimento artístico da região. O apoio da empresa foi fundamental para o sucesso e credibilidade, bem como à descoberta de novos talentos. Esperamos continuar esta parceria para as próximas edições”, destacou Wânia.
Com esse duplo movimento – valorização da música e incentivo à educação – o Instituto Chamex reafirma seu compromisso de atuar como agente transformador nas comunidades em que atua. A união entre o FESICA e o Concurso Cultural reforça a missão de promover a criatividade, a sustentabilidade e a cidadania ativa, ampliando os horizontes dos jovens e fortalecendo a identidade cultural de São Simão.
Clique aqui para saber mais sobre os apoios e projetos sociais do Instituto Chamex!