Compartilhe!
A Sylvamo Brasil e o Instituto Chamex publicaram o edital “Capacitação para Operadora de Empilhadeira (NR 11)”. A capacitação oferecerá até 12 vagas exclusivas para mulheres ingressarem gratuitamente no curso.
A Sylvamo Brasil e o Instituto Chamex publicaram o Edital “Capacitação para Operadora de Empilhadeira (NR 11)”, exclusivo para mulheres. Com foco no empoderamento feminino e na inclusão das mulheres nas indústrias de Papel e Celulose, a iniciativa é direcionada para mulheres cis e trans, sendo parte de um movimento em direção à equidade de gênero. O setor de Papel e Celulose tem sido tradicionalmente dominado por profissionais do sexo masculino. A inclusão de mulheres neste espaço ajuda a combater esse tipo de desigualdade e a enriquecer a dinâmica no ambiente de trabalho. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Sylvamo, Lotrans e Manserv, com apoio técnico do SENAI de Ribeirão Preto (SP) e vai oferecer até 12 vagas para mulheres, ampliando suas capacidades e consequentemente aumentando suas oportunidades de inserção neste setor.
Requisitos de inscrição: 👇
Gênero: O curso é exclusivo para mulheres cisgênero e transexuais.
Idade, escolaridade e CNH: É obrigatório ter mais de 18 anos, ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino e ter habilitação na Categoria B.
Residência: É necessário residir em algum destes municípios do estado de São Paulo: Luiz Antônio, São Simão, Serra Azul, Rincão, Pradópolis, Américo Brasiliense, Sertãozinho, Cravinhos, Guatapará ou Ribeirão Preto. Candidatas de outras localidades também podem se inscrever, mas serão priorizadas aquelas que residem nesses municípios listados.
Parentesco: Não ter parentesco direto com profissionais Sylvamo (familiares de prestadores de serviço podem participar).
Período de Inscrição: As inscrições estarão abertas de 21 de outubro a 8 de novembro de 2024.
Sobre a oportunidade: 👇
Datas do Curso: O curso será realizado em quatro sábados, o primeiro será de aula teórica (23/11), seguidos pelas aulas práticas (30/11, 07/12 e 14/12). As aulas serão das 08h às 17h, resultando em uma carga horária total do curso de 32 horas.
Locais das aulas: Aula Teórica: Rua: Luiz Rampazzo, nº 1009, Centro, Luiz Antônio (SP). Aulas Práticas: Rua Capitão Salomão, nº 1813, Campos Elíseos, Ribeirão Preto (SP).
Empregabilidade: A conclusão do curso não gera vínculo empregatício com a Sylvamo, o Instituto Chamex ou parceiros do projeto, mas contribui significativamente para a aprovação em processos seletivos do setor industrial.
Custo: O curso será 100% gratuito, com vagas exclusivas para até 12 mulheres aprovadas no processo seletivo.
Transporte: As candidatas selecionadas poderão optar pelo uso de transporte gratuito oferecido pela empresa parceira do projeto.
Após a inscrição e a verificação dos requisitos, o processo seguirá com a checagem dos dados. Dependendo do número de inscrições, poderão ser incluídas as seguintes etapas: uma prova de múltipla escolha, convocações para dinâmicas de grupo ou entrevistas individuais. Essas etapas poderão ocorrer de forma online ou presencial, todas as informações pertinentes serão enviadas para as participantes. O projeto tem cunho social e, portanto, as candidatas serão avaliadas com base em critérios socioeconômicos, que incluem: renda familiar por pessoa, escolaridade, etnia e a distância entre o município de residência das candidatas e a fábrica da Sylvamo em Luiz Antônio (SP).
Leia o Edital completo antes de realizar a sua inscrição: link.
Clique aqui para realizar a sua inscrição até o dia 08/11.
As mulheres representam cerca de um quarto da força de trabalho na indústria brasileira. Entre 2008 e 2021, sua participação em cargos de gestão no setor aumentou de 24% para 31,8%, segundo o Observatório Nacional da Indústria, da CNI. Apesar do avanço, setores como o de Papel e Celulose ainda são predominantemente masculinos. Iniciativas como a Capacitação para Operadora de Empilhadeira (NR 11) são importantes para mudar esse cenário, criando oportunidades de qualificação e inserção de mulheres em funções antes ocupadas majoritariamente por homens. Ao promover a diversidade de gênero, a indústria ajuda a combater esta desigualdade histórica, além de enriquecer o ambiente industrial ao trazer diferentes visões, experiências e perspectivas ao ambiente corporativo, favorecendo a inovação e a criatividade na busca por soluções eficazes e desafios cotidianos. Quando todas as vozes são ouvidas e todos têm a chance de contribuir, a força de trabalho se torna mais qualificada. O empoderamento das mulheres e o acesso igualitário à educação e empregos dignos criam um ambiente propício para um futuro mais justo e equitativo.
Clique aqui para saber mais sobre os projetos sociais que o Instituto Chamex concebe e apoia!
Referência:
Agência de Notícias da Indústria. A força das mulheres na indústria. Disponível em, clique aqui! Acesso em: 29/09/2024.
Sylvamo do Brasil Ltda
Rodovia SP 340, Km 171, Vila Champion, CEP 13840-970 - Mogi Guaçu - SP, Brasil.
Fale com a gente: